Empresas Tradicionais x Empresas Digitais: como entrar na era digital de uma vez por todas?
- Stevão Pacheco
- 26 de ago. de 2020
- 4 min de leitura
Atualizado: 19 de mai. de 2023
Uma estratégia para conquistar novos clientes e colocar o seu negócio na era da comunicação e marketing digital.
Artigo escrito por Stevão Pacheco - Jornalista, especializado em Marketing Corporativo com Pós-Graduação em Produção Audiovisual Multiplataforma, criador da Agência Action Creative Studio, com 19 anos de carreira.

Em 2023 vivemos em um mundo digital de novas tecnologias que são atualizadas a cada instante. As empresas tradicionais que foram fundamentadas em uma época em que não existiam redes sociais e até mesmo a internet, precisam ser reposicionadas no mercado, sobretudo no universo digital e nas redes sociais, para continuarem competitivas e até mesmo sobreviverem aos desafios da nova geração.
Para falar a respeito desse tema, vamos usar o case da "Imobiliária Skyline". A imobiliária Skyline representa uma realidade de mercado, onde muitas empresas familiares continuam existindo sem se adaptar as novas tecnologias. Mas é preciso mudar de forma profissional, planejada e estratégica.
A seguir, vamos falar sobre algumas ações para iniciar o processo de “modernização digital”:
Para que a empresa se mostre de forma autêntica e coerente, com a sua marca e o seu posicionamento nas plataformas digitais, serão necessárias realizar algumas etapas:
- O primeiro passo é definir e identificar o novo público alvo e definir a “persona”, no caso da Skyline é o A/B, porém será necessária uma pesquisa para identificar o perfil do seu novo público, a faixa etária, se são mais conectados ao universo digital, levantar seu estilo de vida, que tipo de imóvel buscam, a média de valor que planejam investir, a localização ideal, o tamanho do imóvel, se buscam mais aluguel ou compra e as principais características que valorizam em um imóvel.
Um meio para levantar essas informações com clientes atuais da empresa é através de ação direta, pelo whatsapp dos clientes, com um link direcionando para uma landing page que vai oferecer um ebook com diversas dicas com temas específicos da categoria, como decoração, “faça você mesmo”, como escolher o imovel ideal gastando menos, tendências de cores, dicas de jardinagem, etc; com campos específicos para levantar as principais informações.
Para buscar novos clientes, o mesmo e-book (com link para landing page) será oferecido através de campanha de impulsionamento no Instagram e Facebook, direcionada para a persona/público alvo definido. É possível construir uma comunicação que contemple os valores da empresa, respeitando as peculiaridades de cada meio.
Após definir o novo posicionamento da marca, através de reuniões de briefing com a diretoria da empresa e definir a nova persona, será necessário criar um manual de identidade visual digital da marca, com uma modernização do logotipo (para evidenciar que a a imobiliária Skyline mudou e está era digital), criar um padrão de linguagem, um estilo padrão de texto que converse com seu público alvo, específico para cada mídia social (Instagram, Youtube, Facebook, Twiter, TikTok), desenvolver layout dos posts, com fonte padrão e paleta de cores.
Como fazer um planejamento estratégico?
Com o padrão definido, será necessário desenvolver um planejamento estratégico com foco no novo público/persona, mas que englobe o seu público tradicional, que ainda mantém contratos com a imobiliária.
Neste planejamento irão conter quais serão os conteúdos, editorias e a assiduidade das publicações: com data e hora, específica para cada mídia social (que será publicada através de software, como o Mlabs), incluindo uma planilha com prazos específicos de produção (textos, design, vídeos, stories), com metas de interação e respostas para os seguidores.
Levantar os profissionais de atendimento e criar uma escala para que sempre haja alguém de plantão disponível para interagir o mais rápido possível, dentro do horário comercial.
6 Ações de engajamento com o público:
Com essas informações em mãos, é importante estreitar a presença com os consumidores a partir das mídias sociais, criando ações de engajamento com o público, que incluem:
- Eventos online para mostrar através de vídeos os imóveis disponíveis para o maior público possível através de Lives no Youtube, Instagram e Facebook.
- Criar o planejamento de mídias sociais com conteúdos que irão mostrar a visão, os valores e a ideologia da empresa.
- Novas ações de causas sociais.
- Utilizar as redes sociais como portfólio dos imóveis disponíveis na imobiliária (10 fotos e 1 vídeo).
- Criar canais de atendimento para direcionar o atendimento ao WhatsApp com link de direcionamento na Bio.
- Contar histórias de clientes satisfeitos através de vídeos com depoimentos, criar publicações institucionais, com frases de impacto, reforçando a identidade e o posicionamento da marca junto ao público A/B, criar uma série de vídeos para maior engajamento.
Estratégia de Campanha de Lançamento:
Após realizada estas etapas de planejamento estratégico, partindo do princípio de que se trata de uma empresa reconhecida no mercado pela satisfação dos clientes atendidos, realizar a campanha de lançamento através de uma série de vídeos, que irão iniciar com o lançamento de um institucional de 1’00”, mostrando o novo posicionamento e a identidade da marca.
Terão mais 15 vídeos de depoimento dos clientes satisfeitos, focando no perfil da nova persona e serão publicados 2 vezes por semana (8 por mês) durante 2 meses, no total de 16 vídeos, em dia e horário de maior audiência da persona/público alvo.
Os vídeos serão intercalados com as outras publicações definidas por editorias, como: institucional (reforço da marca, conceito, frases de impacto, valores, qualidade, tradição), post de interação com os clientes (que sugere respostas, memes, etc), e também comercial: com os imóveis disponíveis, totalizando 4 postagens por semana, além dos stories com o mesmo conteúdo do post e com publicações do dia a dia, como novos imóveis, ofertas, depoimentos e temas factuais, do dia a dia da imobiliária, aproximando seu público a Skyline.
Com estas ações iniciais, será necessária a criação de um departamento de mídias sociais na empresa para garantir a continuidade da produção de conteúdo, gestão de mídias sociais e realizar o acompanhamento dos resultados e gerar relatórios através de softwares de Big Data, respeitando os 5 V’s, velocidade, volume, variedade, veracidade e valor, informações precisosas que vão direcionar o futuro da empresa no universo digital.











Comentários