top of page

Você já ouviu falar em Estratégia de Comunicação Integrada de Marketing - CIM?

  • Foto do escritor: Stevão Pacheco
    Stevão Pacheco
  • 18 de mai. de 2023
  • 5 min de leitura

Neste artigo, vamos falar sobre o CIM e como você pode utilizar essa ferramenta no seu negócio. Pegamos como exemplo o case da empresa PLAY, uma startup B2B com foco na comunicação digital, criada para atender as necessidades das empresas na nova geração.


Artigo escrito por Stevão Pacheco - Jornalista, especializado em Marketing Corporativo com Pós-Graduação em Produção Audiovisual Multiplataforma, criador da Agência Action Creative Studio, com 19 anos de carreira.

O objetivo é criar uma estratégia de Comunicação Integrada de Marketing (CIM) para empresa PLAY, uma startup criada para atender as necessidades de empresas na nova geração, com foco na comunicação digital.


O primeiro passo é identificar, analisar e estudar o público alvo da empresa a qual os serviços de comunicação serão prestados, entender seus interesses e necessidades, identificar em quais canais estão mais presentes, como é a comunicação e a linguagem utilizada e como esse público entra em contato com as empresas para consumir produtos ou serviços, iniciando o planejamento.


“A comunicação pode ser entendida como uma forma de dialogar, trocar ideias com outras pessoas, o que envolve, em geral, o estabelecimento de um relacionamento entre os envolvidos no âmbito do processo comunicacional. ” (URDAN; URDAN, 2013).

O planejamento de CIM deve utilizar, além das tradicionais, as novas ferramentas de comunicação, como Google SEO, campanhas de Google ADS, Facebook ADS (Instagram e Facebook) e YouTube ADS, utilizando a mesma linguagem, atualizada e alinhada com seu público alvo, seguindo o mesmo padrão nas diversas plataformas, mas com adaptações de acordo com perfil de cada plataforma e de mídia sócia.


É preciso estabelecer uma comunicação mais efetiva e inovadora, de acordo com o perfil do novo consumidor, que não deseja apenas consumir produtos e serviços, por si só, mas que seus desejos e anseios sejam realizados.


“Cada vez mais os consumidores se tornam exigentes e não aceitam empresas frias, com o único propósito de vender seus produtos ou serviços.” (Rockcontent.com/blog/comunicacaoinegrada)

6 ferramentas para conquistar novos clientes:


As ações multiplataforma da CIM, organizadas por etapas através do planejamento, análise e execução, tem o objetivo de criar a melhor experiência para o público consumidor e consolidar a marca no mercado.


As ações devem ter consistência, coerência, continuidade e complementaridade, através das ferramentas a seguir:


- Propaganda (Coerência) – utilizar diferentes canais, digitais e off-line utilizando a mesma linguagem, interligadas nas diferentes mídias.


- Promoção de Vendas - (Consistência) – oferecer descontos, programas de fidelidade de descontos progressivos e brindes.


- Venda pessoal – (Consistência) - entender as necessidades dos clientes e oferecer soluções através do portfólio de produtos e serviços, garantindo um treinamento intenso e constante para os colaboradores de atendimento e vendedores.


- Relações Públicas (Complementaridade) - trabalhar a imagem da empresa através da imprensa local e nacional, além do relacionamento com os stakeholders através da participação em eventos, feiras, encontros corporativos, etc.


- Marketing direto (Continuidade) - realizar campanha de e-mail marketing e whatsapp para base de clientes cadastrados.


- Inbound marketing (Complementaridade) – explorar ao máximo essa ferramenta, dada a sua importância. Investir na equipe com redatores experientes para produção de conteúdo relevante com palavras chave, através de artigos, matérias, infográficos, e-book, entrevistas, etc, para publicar no site da empresa (blog) e gerar fluxo no site e conversão de prospects através do engajamento no Google SEO - Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de busca).



É preciso saber onde se quer chegar e se manter firme no percurso. Marcas possuem personalidade, empresas que realizam um bom planejamento e investem em comunicação, retêm mais clientes pelos valores da marca e tratamento com o público.


“Um processo de comunicação que envolve planejamento, criação, integração e implementação de diversas formas de comunicação, atreladas a um tema central único, que são apresentadas durante certo tempo aos consumidores alvo e demais públicos de interesse da marca. ” (CRESCITELLI; SHIMP, 2012, p. 10).

Portanto, uma das grandes falhas em uma estratégia de CIM atualmente é o imediatismo das empresas, ou seja, após aprovado o planejamento, os CEO e empresários esperam resultado imediato após poucos meses, e por não entender do processo comunicacional, param o investimento ou mudam constantemente o foco e o tipo de ação, criando um ciclo vicioso de fracassos, o que pode levar uma empresa a perder sua identidade para o público e levar até mesmo a falência.


Neste aspecto: consistência, coerência, continuidade e complementaridade são aspectos decisivos para o sucesso de uma estratégia de CIM.


Seguindo estas etapas citadas acima no processo de comunicação, os benefícios para a startup Play ou qualquer empresa que a utilizar, podem ser percebidos resultados positivos no fortalecimento da identidade da marca: personalidade da marca; maior eficiência das estratégias de comunicação: consistência na mensagem; integração entre as equipes: seguem a mesma narrativa nas diferentes plataformas; economia: plataformas de mídia digital como YouTube, Instagram e Facebook são mais baratos e mais eficientes comparados ao modelos tradicionais como a TV; amento nas vendas: o cliente (Prosumidor) prefere marcas que tenham valores que eles se identificam, como programas ambientais, de inclusão social, que fazem a diferença em seu meio ou comunidade.


“Plataformas on-line e off-line devem convergir e criar um novo formato, que é o omnichannel, pelo qual se criam experiências para o consumidor independentemente do canal em que estiver. Além disso, é possível estar em mais de um canal, como entrar em uma loja física, observar e provar um produto e acionar o smartphone, realizando a compra pelo aplicativo”. (Kotler, Kartajaya e Setiawan; 2017).

Referências Bibliográficas:


ARAÚJO, L. Inovação em comunicação no Brasil: contexto, desafios e oportunidades. São Bernardo: UMESP, 2018. ASSAD, N. Marketing de conteúdo: como fazer sua empresa decolar no meio digital. São Paulo: Atlas, 2016. CARVALHO, M. Inovação : estratégias e comunidades de conhecimento. São Paulo: Atlas, 2009. CHRISTENSEN, C. M.; BOWER, J. L. Disruptive technologies: catching the wave. Harvard Business Review Brasil , São Paulo, v. 1, p. 43-53, jan./fev., 1995. CRESCITELLI, E.; SHIMP, T. A. Comunicação de marketing: integrando propaganda, promoção de vendas e outras formas de divulgação. São Paulo: Cengage Learning, 2012. JENKINS, H. Cultura da convergência. Tradução de Suzana Alexandria. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009. KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 4.0: moving from traditional to digital. USA: John Wiley & Sons, 2017. KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson, 2012. LÉVY, Pierre. Cibercultura . Trad de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 2009. MARTINS, T.; ANTUNES, R. O design thinking como empatia, experimentação e colaboração na comunicação. Comunicação & Inovação , v. 19, n. 41, 2018. McLUHAN, M. Os meios de comunicação como extensões do homem. 8. ed. São Paulo: Cultrix, 1969. ORTIZ, F. C. Métodos de criatividade para gerir a comunicação. Comunicação & Inovação , v. 15, n. 29, p. 139-155, jul./dez., 2014. PALACIOS, F.; TERENZZO, M. O guia completo do storytelling. São Paulo: Alta Books, 2016. PORTUGAL, M. Campanha brasileira da Dove leva prêmio em Cannes. Exame , jun. 2013. Disponível em: https://exame.abril.com.br/marketing/campanha-brasileira-dadove-leva-premio-maximo-em-cannes/ . Acesso em: 23 ago. 2019. SAAD, E. Inovação e empresas informativas. Parágrafo , v. 4, n. 2, 2016. SANT’ANNA, A.; JÚNIOR, I. R.; GARCIA, L. F. D. Propaganda : teoria, técnica e prática. São Paulo: Cengage Learning, 2013. SCHWAB, K. A quarta revolução industrial. São Paulo: Edipros, 2016. SCHUMPETER, J. A. Teoria do desenvolvimento econômico: uma investigação sobre lucros, capital, crédito, juro e o ciclo econômico. Tradução de Maria Sílvia Possas. São Paulo: Nova Cultural, 1997. SHANNON, C. E.; WEAVER, W. The mathematical theory of communication. Urbana: University of Illinois Press, 1949. URDAN, A. T.; URDAN, F. T. Gestão do composto de marketing. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2013. VIRAL da Dove é vídeo publicitário mais visto da história, diz empresa. G1 , São Paulo, mar. 2013. Disponível em: http://g1.globo.com/economia/midia-emarketing/noticia/2013/05/viral-da-dove-e-video-publicitario-mais-visto-da-historiadiz-empresa.html . Acesso em: 23 ago. 2019.

 
 
 

Comentários


©2005-2023 Action Creative Studio

Studio de Comunicação e Marketing, Produção de Vídeo e Audiovisual

Telefone: 055 12 98249-0808 - E-mail: actstudio@outlook.com.br

São José Dos Campos - SP - Brasil.

Ativo%204%4010x_edited.png
bottom of page