Dicas e Estratégias de Produção e Publicação de Conteúdos Digitais
- Stevão Pacheco
- 17 de mai. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 19 de mai. de 2023
Já sabemos que precisamos publicar conteúdo de qualidade nos canais de comunicação das empresas, seja em site ou redes sociais como Instagram, Facebook, Youtube e LinkedIn. Mas o quê devo publicar, qual periodicidade, com qual objetivo?
Artigo escrito por Stevão Pacheco - Jornalista, especializado em Marketing Corporativo com Pós-Graduação em Produção Audiovisual Multiplataforma, criador da Agência Action Creative Studio, com 19 anos de carreira.

A seguir, vamos usar um case da empresa "N" para falar a respeito desse tema, com dicas que você pode adaptar e aplicar no seu negócio.
"No mundo da convergência onde a internet e o digital passam a ser o foco das estratégias de marketing nas empresas, acontece também a integração das mídias tradicionais com as novas, além dos consumidores que se tornam geradores de conteúdo e formadores de opinião". (JENKINS, 2008).
Com 78% dos brasileiros utilizando até 3x mais a internet em dispositivos moblile (17-30 anos), em comparação com o desktop, os usuários passam a deixar um rastro digital constante, permitindo a análise de métricas em tempo real (velocidade, reatividade, monitoramento, agilidade, alcance e interatividade).
Esses dados, ao serem analisados por ferramentas como KPI, CTR, CPA, CPC e ROI, permitem um aumento na segmentação de mercado, ou seja, as empresas podem desenvolver produtos e serviços específicos para cada segmento/perfil de público, criando produtos e serviços que o cliente precisa, pois está "pronto para comprar", dispensando o esforço de vendas, praticado no marketing unidirecional dos anos 50, nos EUA.
"Quem define o que será oferecido ao mercado é o próprio mercado" (KOTLER, 2002).
A marca N, Por se tratar de uma empresa já consagrada no mercado, para definir uma estratégia assertiva, deve-se buscar informações no CRM - Customer Relationship Management para obter detalhes sobre o mercado, produto, vendas, etc, afim de obter o perfil dos clientes (feminino e masculino), consumidores de cada produto do catálogo, para definir a Buyer Persona - perfil do público interessado, para saber o que esta persona precisa e criar uma estratégia assertiva para entregar uma solução perfeita para a sua necessidade. (SEBRAE, 2021, p. 14).
"Neste universo de informações e multi perfis de clientes, a estratégia da hipersegmentação da cauda longa pode ser utilizada". (ANDERSON, 2006)
Realizar uma detalhada pesquisa de mercado analisando os concorrentes de diferentes portes, assim como seus produtos e serviços, conhecendo também o perfil dos seus clientes, é imprescindível para que a Empresa N se posicione de forma adequada no mercado, traçando estratégias assertivas para ir onde seu cliente está.
Uma forma de encontrar esses clientes e vender produdos ou serviços - que já estão no catálogo online (com foco no público feminino ou que serão desenvolvidos, da linha masculina), inseridos dentro do site da empresa N, é através da segmentação de palavras chave que o direcionam para uma página do site da empresa, um blog com conteúdo relevante (videos, fotos, textos, artes), contendo material de qualidade, com experiências do consumidor, sobre o que o produto entrega e como utilizá-lo para "viver melhor", matérias, depoimentos, etc.
Cada conteúdo será conectado a página do produto ou serviço do site (já existente), através de hyperlinks, utilizando as técnicas de SEO - Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca para ranqueamento do site), através das técnicas de produção de conteúdo de inbound marketing.
Além do SEO, o SEM - Search Engine Marketing deve ser utilizado, definindo um orçamento estratégico, diário, semanal e mensal, para cada segmento e produto, para impulsionar o ranqueamento do site da empresa N para o público alvo específico (que deve ser definido previamente para ambos, SEO e SEM).
Simultaneamente, será criado um planejamento de conteúdo para publicação na mídias sociais - Instagram e Facebook, com conteúdos relevantes e campanhas pagas (Facebook ADS e Instagram ADS).
Além da produção de posts, vídeos e stories específicos para cada produto, que terão links para o blog/site dos produtos ou campanhas específicas, as plataformas de mídias sociais serão utilizadadas para relacionamento com o cliente, como SAC social, no qual os questionamentos serão resolvidos de forma humanizada e transparente,.
A interação humanizada gera proximidade com o público alvo (formador de opinião) e também possibilita receber os feedbacks de clientes sobre cada produto ou serviço oferecido pela empresa N, para apoiar futuras tomadas de decisões, como lançar novos produtos ou implementar melhorias nos atuais.
O uso de ferramentas de análise de dados e métricas, como o Analytics, é imprescindível para acompanhar os resultados das campanhas online, para apoio a tomada de decisões e mudanças de estratégia para garantir que as ações de marketing obtenham um excelente resultado e a empresa atinja a visibilidade digital e consecutivamente, o faturamento almejado.
#dicasdeposts #estratégiaderedesocial #PublicaçãodeConteúdoDigital #Comunicação #Marketing #Estratégia #ArtigoAcadêmico #mktdigital #ComunicaçãoCorporativa #MídiasSociais #ConquistarClientes #Negócios #Business #AumentarFaturamento #ProduçãodeConteúdo #InboundMarketing #SEO #SEM #FacebookADS #InstagraADS











Comentários